26 maio 2026
Por Tomás Roque, Analista de Investimentos e Conteúdo da Avenue Banco de Investimentos
Não é simples ficar 6 horas fazendo uma prova. Cansa bastante. São meses de dedicação condensados (e avaliados) em um breve período. Hoje quero contar um pouco mais dessa experiência, como me preparei pro dia, como foi durante a prova e depois, aquele alívio de ter entregado o melhor que pude.
Há um tempo, vi uma frase que ficou bastante na minha cabeça. Vou parafrasear para o português: “Falhar em se preparar é a mesmo que se preparar para falhar”. Essa frase ficou me assombrando nos últimos meses, e mostra que se preparar, seja para uma prova, para um exame, competição ou apresentação é imprescindível. Caso a gente não faça isso, passamos a contar com a aleatoriedade, que pode tanto ser a sorte como, e muitas vezes acontece, o azar.
Foram mais ou menos 3 meses de estudos. Como eu já tinha feito algumas outras certificações no mercado financeiro, alguma bagagem eu tinha, principalmente no que tangia a parte de investimentos e gestão financeira. Mas alguns tópicos eram completamente novos, como a parte de seguros e previdência. Nesses, por nunca ter tido contato, foram mais difíceis de aprender, ainda mais porque não fazem parte da minha atuação diária.
Vi isso de uma forma positiva, seria mais alguns assuntos para eu me debruçar e conseguir ampliar meu conhecimento. E tem uma parte boa: eles são facilmente aplicáveis no dia a dia, pois, apesar de não fazerem parte da minha atuação profissional hoje, fazem parte do Tomás investidor, que busca uma previdência para o futuro, que busca mitigar ou transferir riscos através de seguro de casa, vida etc. Assim, o aprendizado fica mais fácil, e você assimila os conteúdos de uma forma global, não só os decora para fazer uma prova.
Fiz tudo que estava nos meus planos: descansei, treinei bem na semana, comi comidas mais leves. Mas como as coisas não necessariamente saem como a gente espera, tive uma intoxicação alimentar entre sexta e sábado. Além de passar o sábado todo me recuperando, hidratando e descansando, tive que fazer uma revisão final nessa situação adversa.
Fiquei com medo, não vou mentir. Desperdiçar tempo e dinheiro gastos em 3 meses não era uma opção que eu queria. Sempre que passava qualquer ideia como essa na minha cabeça, lembrava o tanto que eu estudei para conseguir superar esse exame, como eu estava preparado. E tem uma camada a mais: o conhecimento que consegui durante esse tempo não seria descartado, consegui conversar e abordar temas da prova com muito mais facilidade no dia a dia.
Eu queria ficar na estatística de 21% do exame 51 da Planejar. Essa foi a porcentagem de aprovados na prova completa, a mesma que eu fiz no domingo. E eu sabia que era possível. Não que era fácil, mas possível.
Acordei um pouco mal no domingo, mas ligeiramente melhor que no sábado (tarefa não muito difícil, já que praticamente não tinha dormido). Como a prova era às 9h, acordei próximo das 6h30, tempo para tomar um banho, trocar de roupa, e ir para o local da prova, que não era muito distante da minha casa. Claro, isso em dimensões de São Paulo. Demorei uns 35 minutos pra chegar.
Sempre gosto de estar no local da prova uns 45 minutos antes, pra conseguir fazer tudo com calma: entrar no prédio, encontrar minha sala, ir ao banheiro. Nessas horas, fazer tudo com pressa pode te atrapalhar. E como são meses de estudos resumidos em 1 dia, preciso fazer com que esse 1 dia seja o menos atribulado possível. Ou seja, tudo com antecedência. Sei que imprevistos acontecem, e podem acontecer na hora. Mas precisamos ver a vida de forma probabilística, e a principal ideia é diminuir a chance de problemas acontecerem nesse dia.
Lembro de entrar na sala, que era em uma faculdade em São Paulo, ou seja, mesa, cadeira, lápis, papel e caneta. Me recordei dos tempos de ensino médio e universidade, onde praticamente tudo era nesse formato, você se sentava em lugares na sala que preferia, tinha a turma do fundão, a turma da frente, de um lado da sala, de outro. Trouxe memórias boas. E como ainda estava convalescente, isso ajudou a tranquilizar minha mente.
Como já estou um pouco mais acostumado com provas, a surpresa foi mais no formato. Na parte da manhã, para quem faz a prova completa, você recebe os cadernos dos módulos I a IV, e você escolhe a ordem que faz. Talvez por hábito, eu fiz em ordem cronológica: da questão 1 até 79, passando um módulo por vez. As que eu não sabia, marcava com um X, e partia pra próxima. Não dá para ficar muito tempo em uma questão só. Você tem em média 3 minutos pra cada. Vão ter aquelas que você faz em 1 minuto, outras em 2. Até aquelas mais complexas em 5 minutos. Qualquer coisa além disso já extrapolou. Pula e bola pra frente.
Terminei a manhã relativamente confiante, e fui almoçar. Como a prova é perto da liberdade, num domingo, todo restaurante estava cheio. Consegui encontrar um PF com meu amigo que tinha feito a prova junto. Arroz, Feijão e Filé de Frango. Esse foi o prato (muito bem) escolhido. Não pesou e me deu energia para a segunda batalha.
Na parte da tarde, você já chega mais cansado, a prova começa às 15h, com os módulos V a VIII, e apesar de serem menos questões, senti que elas demandavam mais entendimento, compreensão e análise. Ou seja, eram mais longas. De manhã, o tempo não foi um problema. De tarde, ele me preocupou um pouco. Saí faltando 30 minutos para terminar o tempo total. E uma coisa importante: o tempo total leva em consideração passar as respostas para a folha oficial. Então, na prática, você tem menos de 3 minutos por questão, já que alguns minutos serão para passar as questões pro gabarito.
Quando saí prova, eu estava exausto. Não conseguia pensar direito, nada fazia muito sentido. Eu só queria ir para casa, só isso. Quando cheguei, tomei um outro banho (estava até suado), jantei e pude descansar. Mas no mesmo dia sai o gabarito preliminar, então você consegue ter uma dimensão razoável do seu resultado. Cogitei não fazer, esperar o resultado oficial mais de 1 mês depois. Obviamente não consegui. Mas o resultado ficará para o meu próximo artigo, te espero lá!
PLANEJAR. Relatório de Desempenho 51 Exame. Disponível em: https://www.planejar.org.br/pdf/relatorio-desempenho-51-exame
PLANEJAR. Programa Detalhado. Disponível em: https://www.planejar.org.br/pdf/programa-detalhado-novos-padroes.
Oferta de serviços intermediada por Avenue Banco de Investimentos. Avenue Securities Banco de Investimento S.A. (“Avenue Banco de Investimentos”) é um banco de investimentos, devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil (“BCB”) e pela comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). Os saldos disponíveis em Reais são mantidos na Avenue Securities Banco de Investimento S.A., uma instituição financeira regulada. Os fundos detidos pela Avenue Banco de Investimentos não são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Veja todos os avisos importantes: https://avenue.us/termos/.